segunda-feira, 2 de julho de 2012

Haia


Na quinta feira, venci a preguiça, acordei cedo e fui para a cidade de Haia. Sem esperar muito, levei o livro que meu pai indicou a leitura e embarquei. De trem fica a 45 minutos de Amsterdam, um piscar de olhos.
Foi uma das cidades que eu mais fiquei perdida na minha vida! Costumo me entender bem com mapas, mas o de Haia parecia estar em árabe. 
Após ver o parlamento da cidade e uma feirinha de antiguidades, muito simpática, fui ver o chamado palácio da paz sem ter idéia de que se tratava. Mas já que estava ali fui. E fui, e fui, e fui. Me perdi diversas vezes. Pensei em voltar, pensei em parar, pensei em pedir pra sair, mas cheguei! E para minha surpresa: é a SUPREMA CORTE DA ONU!!!!! Já havia ouvido falar que ficava em Haia, mas isso nem me passou pela cabeça. E meu fascínio antigo pela ONU me incentivou a ler cada vírgula da exposição sobre o palácio. Que era de graça. Aquele prédio tem uma história vasta. De fato, valeu à pena ter andado de bota no imenso calor de Haia para ver isso!
Depois do palácio resolvi ousar, sair um pouco da rota habitual e conhecer o litoral da cidade. Sinceramente, esperava ver um mar sujo e a barragem que evita do afundamento da cidade. Mas estava totalmente enganada. Ao contrário vi restaurantes, lanchonetes, quiosques a beira mar, vendendo todos os tipos de comida. Famílias se entretendo com o sol e o mar sem ondas. Tinha até um píer e um Bunge jump!
Apesar da vontade de mergulhar de cabeça no mar, só tomei um sorvete. O que me lembrou Brignton, no sul da Inglaterra. Apesar do clima inglês, no verão, Brighton também é assim. Uma festa. Principalmente pelo sedutor parque de diversões que fica no píer que avança pelo mar. Quando fui lá, no meu terceiro dia da vida viajando com a mochila nas costas e sozinha, a  falta de coragem me impediu de largar a mochila em um canto e aproveitar o parque, mas se fosse hoje...Naquele dia, minha alegria foi ganhar donuts com 50% de desconto de um português que trabalhava em um dos quiosques de comida!
Isso me lembrou dos Beatles, que me lembrou a música “All myloving” que me lembra dos créditos que tenho que dar ao meu amigo Alvaro pelo nome do blog. Dedico então essa musica a ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário