segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nada como um dia após o outro



Na quarta feira, o dia acordou mais azul. Fui para o museu Rijksmuseu e participei da HeinekeinExperiencie. O Rijksmuseu é grande e interessante caso você queira conhecer cultura da Holanda. A parte histórica nas primeiras galerias me agradou muito. Depois a exposição consistia em vários quadros de diferentes pintores, o que não me atraiu e logo sai.


A Heineken Experience vale comentários. É o palácio do marketing e da propaganda. Um best case de comunicação para ser estudado por gerações. A antiga fábrica de cerveja, transformada em museu fez com que eu me sentisse na Disney! A cerveja é colocada em um pedestal como um manjar dos deuses. A Heinekein há muito anos é minha cerveja favorita, mas nessas horas vale o senso crítico. 

O museu é extremamente interativo. Você passa por uma degustação, experimenta os ingredientes, pode gravar seu nome em uma garrafa (por 4 euros), grava um clipe com seus amigos, faz uma camisa personalizada com sua foto, assiste várias campanhas publicitárias da marca, vira DJ em uma sala com decoração ímpar e de quebra, você conhece a estória, os ideais, os projetos patrocinados, o apoio à música, ao esporte e a consciência social da marca. É, sem dúvida, um excelente trabalho de comunicação. Não estou dizendo que é mentira que a família Heineken há mais de cem anos busca desenvolver um produto de qualidade excelente, que chegue a todas as pessoas do mundo. Não duvido desse ideal, invejo, inclusive quem acredita em algo e realiza, mesmo porque a cerveja é boa mesmo. Mas é sempre bom ter consciência do que há por traz da propaganda.

Ao pagar os 15 euros de ingresso, você ganha duas cervejas (além da que você bebe na degustação) e um brinde. As pessoas com quem conversei ficaram fascinadas com o brinde. Degustar a cerveja todo mundo esperava mais um brinde? De fato, é um mimo, que leva a marca Heineken para os cinco continentes, sem custos de logística.

E ainda, o ingresso deu direito a um passeio de barco. Claro que fui! Não imaginava que passearia pelos canais de Amsterdam nesse luxo todo! O barco te leva para a loja de produtos Heineken. Uma maior do que a que tem no próprio prédio do museu. É lá que você retira o brinde. E custa 2.5 euros a cerveja a bordo. É uma long neck com embalagem especial.
Enfim, a experiência foi ótima!! Recomendo muito!! E a cerveja também! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário